CONTATO

■ whatsapp | 48 | 999779388 email | eduardofaust@gmail.com
site | faust.arq.br ■ FACEBOOK
■ instagram | @faustarq

ARQ EDUARDO FAUST | CAU A44041-8

Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.
Pós-graduado em Espaço celebrativo-litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Minas Gerais FAJE.

Em 2005 fundou o escritório FAUST ARQUITETURA

Assina a autoria de mais de 200 construções ligadas a Igreja em mais de 100 cidades em 15 estados no Brasil, México e Portugal.

Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

■ INTERIOR DA IGREJA SÃO MIGUEL e STA RITA ■ Autor Arq. Eduardo Faust

A igreja de São Miguel Arcanjo e Santa Rita da Paróquia Santa Cruz, foi completamente reformada; adequando-a a liturgia pós concílio Vaticano e tornando-a mais funcional e confortável para os fiéis. Junto da  igreja foram reformados: o salão paroquial e o centro de evangelização.
 

O Conceito da torre da Igreja  de São Miguel Arcanjo e Santa Rita de Cássia ja foi postado neste blog ele se encontra ██ neste link.

█ PRESBITÉRIO E ASSEMBLÉIA

A reforma foi efetuada sem alterar a estrutura do edifício, a nave foi expandida até a extremidade de fundos da construção, foram demolidas a antiga sacristia e depósitos, o ganho de área deu suporte para o desenvolvimento do novo presbitério e ao crescimento da assembléia.

Liturgicamente o presbitério deve situar-se ao centro da igreja com a assembléia ao seu redor. Quanto mais a distribuição da assembléia se aproximar desta conformação, mais apto a correta aplicação da liturgia o espaço estará. Este layout possui algumas dificuldades de aplicação por questões de ordem prática, sendo assim, os bancos foram dispostos formando um U, o Altar se projeto para o centro deste U. O papel do Altar como centro da liturgia fica evidenciado.





A tríade litúrgica, a Cruz e a fonte batismal foram dispostos em linha, criando um eixo - este eixo contem os elementos da liturgia, - ele simboliza e define o centro da Igreja...Cristo.

Os patamares do eixo possuem sua simbologia conforme o elemento litúrgico locado:
- A cruz processional é fixada no nível da assembleia, para a que o gesto de fincar a Cruz ao solo seja repetido em todas celebrações;
- O altar está elevado somente um degrau, aproximando-o dos fiéis em seu redor;
- O Ambão como sua origem diz ele se eleva para a proclamação da palavra;
- A Sédia encontra-se no patamar mais alto do eixo: o Cristo cabeça e seu corpo eclesial;
Nas lateriais do eixo litúrgico temos as imagens dos padroeiros: São Miguel Arcanjo e Santa Rita.
A iluminação foi cuidadosamente planejada para que o ambiente possua a devida atmosfera que um templo exige, além do correto e sustentável dimensionamento do sistema.