CONTATO

■ whatsapp | 48 | 999779388 email | eduardofaust@gmail.com
site | faust.arq.br ■ FACEBOOK
■ instagram | @faustarq

ARQ EDUARDO FAUST | CAU A44041-8

Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.
Pós-graduado em Espaço celebrativo-litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Minas Gerais FAJE.

Em 2005 fundou o escritório FAUST ARQUITETURA

Assina a autoria de mais de 200 construções ligadas a Igreja em mais de 100 cidades em 15 estados no Brasil, México e Portugal.

Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra.

domingo, 16 de setembro de 2012

■ IGREJA SR BOM JESUS - ITAJAI | Autor Arq Ed.Faust


Paróquia São Cristovão | Pároco Pe Nelson Tachini SCJ
Sagrado Coração de Jesus | Dehonianos 



 Location: Salseiros, Itajaí, Santa Catarina, Brazil
Autor: Arq.Eduardo Faust
Architecture : FAUST■arquitetura
Liturgical Furniture Design: FAUST■arquitetura
Lightning Design: FAUST■arquitetura
Project Year: 2012


O que é, ou o que não é,  patrimônio histórico arquitetônico? Este sempre foi um tema polêmico e difícil. A Igreja Católica sempre desempenhou um papel fundamental na conservação de bens culturais no mundo, porém vemos que quando se trata de obras idealizadas no século XX, os organismos do estado acabam por ter maior consciência de preservação que a própria Igreja.  

A Igreja Sr Bom Jesus data do início dos anos 40, com uma linguagem bem definida de uma pequena basílica românica [planta em forma de cruz latina, nave, transepto, abside, arcos plenos ao longo de toda sua fachada].  Muitas das Igrejas desta época são demolidas ou completamente remodeladas.


Considerando o valor arquitetônico da obra como eminente patrimônio histórico, a reforma teve como meta valorizar o interior do edifício, que nitidamente não foi projetado e/ou executado com o mesmo cuidado que seu volume externo. Enquanto vemos na fachada uma harmonia entre arcos e aberturas, no interior as mesmas parecem estar desconectadas de qualquer relação compositiva. O desleixado retábulo do presbitério não condiz por exemplo com cuidado que se teve ao planejar o coroamento da torre.

Além disso temos algumas intervenções que esfriam do espaço sagrado: vidros coloridos,  forro de pvc, as paredes lisas pintadas de branco, iluminação branca homogênea.

_________________
█ PROJETO

Nave - Antes da Reforma




Presbitério inserido na Abside da Igreja | ANTES

Presbitério projetado para melhor visualização da nave | DEPOIS




Pedra Angular

"(...) tem como alicerce os apóstolos e os profetas e como pedra angular, o próprio Cristo Jesus"
Ef 2.20-22

Pedra angular ou chave é a aduela central de arco ou de uma abóbada, no arco cruzeiro exatamente sobre o altar foi enfatizada a sua presença, simbolizando o Cristo.   

As faixas de pedra são uma constante na linguagem sacra, utilizadas desde as Igrejas bizantinas elas podem ser vistas em todos estilos posteriores.

Igreja de São Salvador em Chora na Turquia Séc.XIII. Bizantino Tardio


Antes
     
Depois
Os arcos aplicados na abside dão destaque a imagem do Sr Bom Jesus.



 No exterior a Igreja possui falsas pilastras que organizam a composição das aberturas, porém no interior o mesmo não acontecia, não havendo composição entre as aberturas no interior. Sendo assim foram criados as mesmas falsas pilastras e arcos no interior organizando estas aberturas.  


  
Fachada Atual

Antiga Iluminação


Novo Projeto Luminotécnico













Nenhum comentário:

Postar um comentário