Autor | Arquitetura Sacra

Minha foto

Arquiteto e Urbanista, sócio fundador do escritório FAUST arquitetura em 2005, trabalhando no mercado de arquitetura, engenharia e design. Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em 2004.Pós-graduado em Espaço celebrativo litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia [FAJE].
Assina a autoria de 122 Igrejas, 47 salões paroquiais, 43 centros pastorais, 12 sedes de ação social, 12 casas paroquiais e 11 secretarias paroquiais, em 13 estados, 81 cidades no Brasil e no México. Além disso participou em outros projetos e obras como consultor. Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra. Escreve artigos para a revista Paróquias e Casas Religiosas de São Paulo.


sábado, 21 de agosto de 2010

■ DO ESBOÇO AO PROJETO FINAL




Cliente - Eu preciso construir uma igreja e procurei um arquiteto para fazer a planta dela, como procedo?
Arq - O primeiro passo é a elaboração do projeto arquitetônico. Faremos uma reunião de obtenção de dados para o programa de necessidades e aspirações do senhor em relação a obra. Nesta reunião marcamos uma data para a apresentação do projeto preliminar e assim darmos andamento aos trabalhos. Antes da reunião faremos uma visita ao terreno.

Após tal conversa o cliente desliga o telefone e pensa...... "Do que trata exatamente um projeto arquitetônico?" "O que é um Projeto preliminar?" "programa de necessidades?" "Primeiro passo? quais são os próximos?"

Coleta de dados.: Lista detalhada do que a comunidade e o Pároco esperam da obra [ambientes, capacidade, espaços, detalhes de usos específicos, etc.]. Visita ao terreno[Levantamento topográfico, sondagem]. Dados de ordem legal [prefeitura, bombeiros e vigilância sanitária].

A elaboração do programa de necessidades, é a lista de ambientes [internos e externos] da obra e de seu entorno, e a relação entre eles.

Com esta base de dados surge o Projeto Preliminar. Que consta todos dados de como será a arquitetura do edifício, porém o projeto não estará pronto para ser executado, pois falta um documento detalhando sua construtibilidade. Estes documentos são os projetos executivos, primeiro o arquitetônico e na sequência: o estrutural, o luminotécnico, o hidro-sanitário, o elétrico e o preventivo contra incêndio.

O nome "projeto preliminar" não é o melhor termo para se falar sobre, pois acaba por parecer um projeto não finalizado; embora este seja a arquitetura em si - a materialização da ideia do autor de como será o edifício. É nesta etapa que se percebe a qualidade da arquitetura produzida.


 Desenho de concepção e detalhes construtivos Igreja Matriz Santa Cruz [São José SC] autor Arq Eduardo Faust
 Desenho de concepção do campanário do Santuário Imaculado Coração de Maria [Nova Andradina MS] autor Arq Eduardo Faust

Volumetria - Igreja Matriz Santa Cruz [São José SC] autor Arq Eduardo Faust
 
A etapa dos esboços [croquis] é uma das que mais demanda tempo, pois são os estudos do arqutieto para a formulação do partido arquitetônico.


Estudos volumétricos maquete virtual do Santuário Imaculado Coração de Maria [Nova Andradina MS] autoria Arq. Eduardo Faust.
Conceito e simbologia. Santuário Imaculado Coração de Maria [Nova Andradina MS]  Autor Arq. Eduardo Faust.

Com auxílio dos croquis, "testa-se" a volumetria do edifício com maquetes [físicas ou virtuais].
 
Croquis, maquetes, plantas baixas e cortes esquemáticos são apresentados ao cliente. Havendo aprovação deste, parte-se para o projeto executivo.



O projeto executivo, que é formado pelo projeto arquitetônico e pelos projetos complementares [estrutural, hidrossanitário, elétrico, preventivo contra incêndio], é o documento em que constam os dados técnicos para execução da obra. Este visa racionalização e planejamento da construção, fazendo com que as possibilidades sejam pensadas ainda no papel, minimizando erros e desperdícios no canteiro; aumentando a produtividade e gerando economia.

Fragmento do projeto executivo arquitetônico - Igreja Matriz Santa Cruz [São José SC] autor Arq Eduardo Faust

Proposta Finalizada. Santuário Imaculado Coração de Maria [Nova Andradina MS]  Autor Arq. Eduardo Faust.
Proposta Finalizada. Santuário Imaculado Coração de Maria [Nova Andradina MS]  Autor Arq. Eduardo Faust.





Altar Igreja Matriz Santa Teresinha [Timbó SC]  Autor Arq. Eduardo Faust.





Video.:



Um comentário: